sábado, 5 de julho de 2014

Beleza é sentimento


Afinal, em que consiste a beleza? O seu conceito, nas mais variadas fontes, leva-me sempre à velha frase “a beleza está nos olhos de quem vê”. Sim, a beleza é uma experiência subjetiva. É belo o que é agradável à vista do observador ou o cativa. Sem dúvida, o que é belo pra mim pode não o ser para você, leitor.
E quanto tempo dura a beleza das pessoas? Tem limite? Tem relação com a idade? Por que a beleza é uma cobrança social? As rugas são inimigas da beleza?
A relação das mulheres com a beleza é bem estreita. Todas querem ser ou parecer bonitas em algum momento da vida. Arrisco até dizer que não são educadas para lidar com situações que limitem a beleza (uns quilinhos a mais, uma ou outra ruga, flacidez).
Os programas de TV segmentados às mulheres sempre abordam a beleza. O Superbonita, do canal GNT é, possivelmente, o mais voltado para esse tema. O nome sugestivo do programa já atrai muitas mulheres. Eu mesma assisto com frequência a matérias muito interessantes. Recentemente, assisti sobre rugas e flacidez. Sempre são apresentadas as causas, as formas de evitar e os tratamentos que amenizam os efeitos. Porém, refletindo sobre rugas e flacidez, pergunto-me: há formas de fugir disso? Sim. Falecendo. A morte precoce evita os dissabores de ver as rugas e a flacidez no espelho. E então, a morte ou a naturalidade do tempo? Sim, as rugas e flacidez virão, inevitavelmente. Que dor é essa que o tempo traz às mulheres? Será medo?
Até entendo que as mulheres que trabalham com a própria imagem utilizem ativamente os recursos do mercado para amenizar os efeitos do tempo, afinal é o objeto de trabalho. Mas mulheres comuns como eu têm feito cada vez mais tratamentos estéticos para parecer mais jovens, e, aos olhos delas, mais bonitas.
Beleza = juventude?
Os tratamentos e produtos que prometem rejuvenescimento vão muito bem, obrigada! E são caros, em sua maioria. E multiplicar-se-ão enquanto beleza for produto na TV, na internet, nas ruas.
Aquele medo questionado acima pode ser o medo de ser trocada por dois exemplares de 20 anos?
Francamente, não trocaria meus cabelos brancos, minhas rugas e minha flacidez para voltar aos 20 anos! Mil vezes não! Nem a pau!

Minha beleza está nos seus olhos, observador! E se você não a vê, vejo eu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário